Thursday, February 3, 2011

O TRIPÉ DA BOA HUMANIDADE

N
um mundo tão repleto de negatividade, onde o homem já não se dói ao ver uma cena passível de misericórdia, o que se pode esperar de nossos irmãos? Num cenário de desolação que já não toca mais o coração de quem a vê, o que esperar?
Num século depois de vários outros quando o limite da razão já foi ultrapassado, quando filosofias admiráveis foram lançadas ao vento e o que resta é lixo... o que virá? No mundo de hoje não se entende o significado de respeito, honestidade e solidariedade como antes. Filhos não respeitam seus pais como antes. Políticos são caracterizados como desonestos e a solidariedade anda cada vez mais distante nós. O respeito é o princípio básico que se sobrepõe a quaisquer atitudes desprovidas de razão. A honestidade é a certeza de integridade moral. A solidariedade é o que nos faz bons humanos.
Três pilares que vêm ruindo ao longo das décadas, fazendo a imponência inabalável dos seres racionais que somos balançar. Já não somos tão racionais assim, não é mesmo? Pensemos e comparemo-nos aos animais chamados de selvagens e irracionais: O pingüim imperador, por exemplo, vence uma maratona e vive seguindo regras que jamais são transgredidas por seus semelhantes. Quando a fêmea põe o ovo, ela o segura entre suas patinhas, não deixando que ele encoste no chão para não congelar. Enquanto ela segura seu ovo, o macho vai à caça. Quando o macho volta, ele toma o ovo das patas da fêmea que, exausta, sai para caçar. Vejam bem: dois animais irracionais que se respeitam, são honestos em seus sentimentos pela vida e solidários para com o próximo. Com esse tripé, a vida se enaltece depois de meses. E onde está a irracionalidade?
Não nos cabe escrever um manual de como respeitar, como sermos honestos e solidários já que para tal seriam necessárias infinitas páginas. Cabe-nos semear e fazer florescer e frutificar em nós próprios e nos demais a essência do que há de mais humano e benéfico na face da terra. Sejamos respeitosos, honestos e solidários! Quem sabe reafirmando esses três valores nós possamos resgatar positividade a este mundo por nós tão desamparado. Quem sabe possamos ouvir mais notícias boas na TV. E, sobretudo, quiçá possamos de fato termos ordem e progresso no mundo.

No comments:

Post a Comment